Como psicólogo clínico, poderia deixar aqui uma série de recomendações sobre a importância de nos mantermos distantes das telas e passarmos a dedicar tempo a outras atividades com menos impacto no estresse e ansiedade. Mas, minha indicação neste post será bem ao contrário. Quero aqui dizer que é possível utilizarmos os serviços de streaming, tão inseridos nas vidas das pessoas, como uma boa estratégia para aliviar nossas tensões. Então, como usar o YouTube para aliviar estresse e ansiedade, tão presentes neste momento de quarentena?
YouTube: estímulos x estresse.
Antes de iniciar as sugestões, penso que seja válido dizer brevemente que nossa mente responde aos estímulos visuais e auditivos que recebemos, quando estamos diante de um vídeo, como se estivesse os vivenciando na realidade.
Mas, por que essa reação acontece se o que estamos vendo é uma ficção? A resposta é simples. Para a parte do nosso cérebro que processa e analisa os estímulos, escolhendo posteriormente como iremos nos comportar diante deles, tudo o que chega pelos órgãos dos sentidos é “real”.
Isso faz com que tenhamos reações emocionais automáticas diante das mais diversas imagens e é o que justifica a tensão nos filmes de suspense, o medo no terror e o choro no drama. Vale ressaltar que, a exposição excessiva a estímulos que gerem respostas negativas, possibilita o surgimento de sintomas de estresse e ansiedade.
Baseado nessa premissa é que vou sugerir a utilização destes recursos tecnológicos para produzir sensações positivas de alívio, conforto e bem-estar. Além disso, oferecer à mente estímulos que produzam boas emoções é uma excelente distração daqueles pensamentos ruins que levam à ansiedade. Então, vamos às sugestões!
Caminhe pelo mundo sem sair de casa.
A primeira sugestão talvez seja melhor indicada para os que, assim como eu, adoram descobrir o mundo caminhando e se sentem muito bem apreciando um cenário mais urbano.
Diversos adeptos desta prática têm enviado ao YouTube vídeos de suas viagens de maneira bem diferente daqueles típicos vídeos de turismo. São cinegrafistas amadores, que se dedicam a desbravar cidades de todos os lugares do mundo, bem equipados com câmeras de alta definição e estabilizadores de imagem.
O resultado nos leva a uma imersão, como se estivéssemos caminhando pelas ruas e avenidas de Nova York ou descendo as ruelas da charmosa Positano, na Itália.
Estes vídeos geralmente não possuem edição e mantém o áudio original, dando mais realidade à experiência. Desde que passei a indicar aos meus pacientes este tipo de viagem virtual, tenho colhido relatos positivos sobre como se sentiram após algum tempo como “viajantes” destes vídeos (no final deste artigo deixarei o link dos meus tours preferidos!).
Vale registrar que, além destes vídeos do contribuírem para aliviar o estresse e ansiedade, é bem possível que desperte em você o desejo de viajar, como aconteceu comigo assistindo a este vídeo da belíssima Positano:
Voe pelo mundo do seu sofá.
Seguindo o mesmo propósito de conhecer o mundo, outra alternativa bastante agradável é prestigiar as incríveis imagens aéreas dos pilotos de drone. Diferente do estilo de vídeo anterior, esta modalidade sempre está associada a captura de cenários paradisíacos e a excelentes edições. Encontraremos, então, uma variedade de trilhas sonoras para dar mais emoção a estes passeios que permitem ver o mundo de um ângulo diferente.
Para encontrar estes vídeos basta digitar “drone 4k” ou “DJI 4k”, que é a marca da maior fabricante de drones do mundo. Uma dica importante para relaxar: resista e mantenha a atenção explorando cada detalhe da imagem. Em poucos instantes sua mente já estará envolvida e passará a admirar o visual incrível destes vídeos.
Olhe e escute a natureza.
Se imagens de animais, cantos de pássaros ou sons de riachos e do vento balançando folhas são sinônimos de paz para você, saiba que um estudo publicado na revista Scientific Reports comprovou a interferência destes estímulos na redução do estresse.
Os pesquisadores da Brighton and Sussex Medical School, do Reino Unido, utilizaram sons da natureza para concluírem que estes elementos proporcionam a diminuição da resposta fisiológica ao estresse, além de melhorar significativamente a capacidade de atenção.
Então, estes tipos de vídeos parecem ideais para serem usados como trilha sonora da sua casa, naqueles momentos onde você precisa melhorar sua concentração para executar alguma tarefa (este texto, por exemplo, foi redigido enquanto apreciava o vídeo abaixo).
Se você já se sente estressado e ansioso, saiba que é preciso estar bastante atento aos pensamentos que surgirão durante a exibição das imagens. Muito provavelmente você terá dificuldade de manter a atenção nos primeiros instantes, ou até durante todo o vídeo. Se isso ocorrer, busque se acomodar confortavelmente, respire mais lentamente e tente novamente.
Seguem outras sugestões de cada tipo destes vídeos para você experimentar!. Depois, diga se usar o YouTube foi capaz de aliviar seu estresse e ansiedade.