Ghosting: o sumiço misterioso e como lidar.

Hoje, vamos falar de um assunto que já deixou muita gente de cabelo em pé: o famigerado Ghosting, o sumiço misterioso e como lidar! Quem aí nunca passou pela situação de conhecer alguém legal, criar expectativas e, de repente, essa pessoa some sem deixar rastro? Pois é, o Ghosting é mais comum do que a gente imagina e pode ser um verdadeiro desafio emocional para quem o vivencia. Vamos tentar desvendar o mistério por trás desse fenômeno e aprender a lidar com ele!

O que é ghosting?

Em termos simples, o Ghosting ocorre quando alguém que estava se relacionando com você, seja em um namoro, amizade ou mesmo no campo profissional, de repente, some da sua vida sem dar qualquer explicação. É como se essa pessoa virasse um fantasma, deixando você confuso(a) e se perguntando o que aconteceu de errado. Para este artigo, vamos nos deter apenas no sumiço daquela pessoa pela qual se nutria algum tipo de expectativa romântica e que costuma ser a modalidade mais danosa de Gohsting.

Como ocorre o ghosting?

Esse fenômeno pode ocorrer de diversas formas. No mundo moderno, com aplicativos de relacionamento, redes sociais e troca de mensagens instantâneas, ficou ainda mais fácil para as pessoas desaparecerem. Alguém que estava ali todo empolgado conversando contigo, do nada, para de responder e some do mapa, sem deixar vestígios.

Tecnicamente, o Ghosting pode ocorrer por diversas razões como medo de se relacionar, falta de maturidade emocional, interesse em outras pessoas, compulsividade pela consquista ou até mesmo um modo de evitar o confronto após um desentendimento. De qualquer forma, a vítima do sumiço jamais saberá o que ocorreu, tendo que digerir por conta  própria o mal estar que fica no lugar de quem sumiu. 

O que fazer quando alguém te dá um Ghosting?

Primeiro, é importante entender que o Ghosting não é culpa sua! Não se culpe ou fique pensando que fez algo de errado. Cada pessoa tem suas próprias questões e NUNCA temos controle sobre as atitudes dos outros. 

Aqui vão algumas dicas para lidar com essa situação de forma mais tranquila:

1. Dê um tempo para processar: é normal ficar chateada(o) com o sumiço repentino, mas tente dar um tempo para processar as emoções antes de agir impulsivamente. Por mais que a mente lhe envolva com pensamentos que tentam achar a razão do sumiço, busque se envolver em atividades que possam mudar o foco e fazer você se conectar no que vale a pena. 

2. Evite perseguições: é tentador mandar várias mensagens ou tentar encontrar a pessoa a todo custo. Mas, lembre-se: perseguir alguém não vai trazer respostas. Entenda que, quando alguém some sem dar explicações, essa pessoa provavelmente possui algum problema muito sério. Pergunte a sim mesma(o): eu mereço alguém assim na minha vida? 

3. Procure apoio: converse com amigos próximos ou familiares sobre o que aconteceu. Compartilhar suas experiências pode ser reconfortante e te ajudará a superar essa situação.

4. Foque em si mesmo(a): use esse momento para se cuidar, fazer coisas que gosta e se valorizar. Você merece ser tratada(o) com respeito e consideração. Se houver dificuldade em se colocar em primeiro lugar e reconhecer seu valor, considere procurar ajuda profissional e inicie uma psicoterapia.

5. Siga em frente: às vezes, a vida nos reserva surpresas desagradáveis, mas é importante não deixar isso te abalar. Continue conhecendo pessoas  e se abrindo para novas oportunidades. Talvez você possa sentir medo ou insegurança quando buscar conhecer alguém novamente. Então, não esqueça que a frustração faz parte da vida e que precisamos passar por ela para nos fortalecermos. 

ATENÇÃO: o ghosting não é uma prática legal.  Então, se você não quer fazer isso com alguém, tente ser sincero(a) e honesto(a) sobre seus sentimentos. É muito comum encontrarmos vítimas de ghosting que passam a fazer o mesmo com os outros. 

Lidar com o ghosting não é fácil, mas é importante lembrar que você não está sozinha(o). Esse fenômeno é mais comum do que se pensa, e o mais importante é aprender a cuidar de si mesma(o) e não se deixar abalar por atitudes de outras pessoas. A vida é cheia de encontros e desencontros, e, com o tempo, tudo se encaixa. Siga firme, valorize-se e esteja aberta(o) para novas possibilidades. Você merece ser feliz!

Gostou deste artigo, compartilhe! 

Diferença entre prazer e gratificação para uma vida mais feliz Como parar de roer unhas e vencer esse hábito