Mesmo sendo impossível nos mantermos sempre felizes, o segredo para uma vida boa está em entender a diferença entre prazer e gratificação.
O prazer é aquela sensação gostosa que sentimos quando fazemos coisas que nos dão uma injeção de bem-estar, tipo comer um hambúrguer ou comprar algo que nos deixa se sentindo o máximo.
O prazer é rápido, passageiro e para senti-lo, usamos nossos órgãos do sentido no contato com o estímulo prazeroso. Quando o estímulo acaba, o prazer vai junto.
Já a gratificação é diferente. Ela vem quando alcançamos objetivos importantes, cultivamos relacionamentos significativos e contribuímos para algo maior do que nós mesmos.
Utilizamos muito mais o nosso conhecimento, habilidades e personalidade do que os nossos sentidos. É uma sensação de realização e propósito que nos faz sentir satisfeitos e completos.
O prazer é incrível, extremamente necessário para saúde, mas é fugaz. Ele nos leva a querer mais e mais, o que pode nos deixar meio viciados em buscar gratificações instantâneas o tempo todo.
A gratificação nos dá uma sensação de plenitude e realização. Ela nos ajuda a crescer como indivíduos, a perseguir nossos sonhos e a encontrar um sentido profundo na vida.
O que é importante para você? Quais princípios são fundamentais? Quais causas defende? A gratificação sempre será o resultado do que você faz em relação aos seus valores.
Faça coisas ligadas aos seus valores e competências. Atividades gratificantes acionam um estado de “flow”, que é quando nossa atenção fica completamente absorvida e não percebermos o tempo passar.
Invista tempo e energia em relacionamentos que valham a pena. Busque contato com pessoas as quais possa se identificar e ser autêntico, sem ter receio de ser você mesmo.
Busque maneiras de se envolver em ações altruístas. Ao ajudar os outros e contribuir para o bem-estar da comunidade, você pode experimentar uma sensação gratificante de propósito e contribuição.
Desenvolva uma atitude de gratidão, reconhecendo e apreciando as coisas boas em sua vida. Reflita sobre as pequenas alegrias e conquistas, buscando na sua história o que certamente de bom existe.
Gostou deste tema? Nos siga Instagram para mais conteúdos de psicologia e comportamento humano!